sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Origem e história do Taekwondo

O taekwondo (em coreano), também grafado Tae Kwon Do ou Taekwon-Do, é uma arte marcial que surgiu há cerca de dois mil anos. Hoje em dia, é também um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, teve seu "baptismo de fogo", quando se converteu num desporto olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1996, já constava para a disputa de medalhas, consagrando-se como desporto olímpico oficial nas Olimpíadas de Sydney, em 2000.

História

No ano 50 a.C., a Coreia encontrava-se dividida em três reinos: Koguryo, Baekche e Silla. Com efeito, descobertas arqueológicas pictográficas nas paredes de Muyong-Chong, uma tumba real, mostram uma forma de uma Arte Marcial, em um período anterior.
As pinturas não deixam dúvidas sobre se realmente representam uma manifestação da antiga arte de uma antiga Arte Marcial: mostram homens desarmados praticando um combate e se utilizando de técnicas bastante características da arte, como a "faca da mão", o punho cerrado e a posição de luta clássica.
O taekwondo é uma mistura de Hawrang-Do(Que significa "caminho", em todas as artes marciais orientais) usado pela elite Hawrang para proteger o reino de Silla, no ano 50 a.C, com Taekkyun, uma antiga arte usada pelos samurangs - espécie de samurais coreanos. Na arte do Hawrang-Do eram muito usadas as pernas, e um tipo de bastão chamado kwan, além de naginatas, também muito comums na China. No Taekkyun também eram usados muitos golpes com as pernas, e também se treinava com as Haidongs - tradicionais espadas coreanas, parecidas com as katanas japonesas - além de arcos e flechas. Em torno de 60 a.C os membros do reino de Koguryo, satisfeitos com a arte usada para proteger o reino de Silla, decidiram criar uma arte melhor e mais forte - foi aí então que os nobres da elite aprenderam as antigas artes do Hawrang-Do e do Taekkyun, assim fundindo as duas e criando o taekwondo. Alguns dos golpes usados são o "Chute Cavalo", o "Chute Tornado e o "Enforcamento com as pernas".
A partir da formação da elite do taekwondo, Silla conseguiu unificar os três reinos da península sob a sua bandeira. É por isso que algumas fontes de pesquisa indicam este ano como o ano de surgimento oficial do taekwondo.
A partir daí, a elite viaja pelo interior da península para conhecer mais sobre a região e a população, e desta forma vão espalhando o taekwondo por todo o reino durante a dinastia Silla , que se estende de 668 até 935. Durante esta época, o taekwondo se torna popular como uma atividade de recreação ou um exercício de desenvolvimento físico, ainda que fosse também uma excelente forma de defesa pessoal. Somente durante a dinastia Koguryo 935 - 1392) esse foco começa a mudar. Nessa época o taekwondo passa a ser conhecido como subak, e deixa de ser visto como um sistema de desenvolvimento físico, passando a ser encarado como uma arte marcial.
No período de ocupação japonesa, a prática do taekwondo foi proibida. Nesta mesma época, muitos coreanos imigraram para o Japão em busca de melhores condições de vida, sendo que alguns destes aprenderam as artes marciais japonesas, como o Karatê (Tang Soo Do, em coreano).


Origem do nome

Em sentido literal, Taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "Caminho dos pés e das mãos". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:
- "TAE" significa saltar, voar ou esmagar como o pé;
- "KWON" significa bater ou destruir com a mão e por fim;
- "DO" significa caminho, meio, via, método, ou seja, a própria arte em si.
Em sentido global, Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o Taekwondo Olímpico, sem rasteiras, pouco socos e voadoras. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão.

Sem comentários: